Falando em inglês no Angelus dominical do último dia 6, o Papa Leão XIV manifestou seu pesar pela tragédia causada pelas enchentes que assolaram o estado do Texas, na região sul dos Estados Unidos, na última semana.
Segundo dados atualizados pelo governo texano, até esta quarta-feira, 9, um total de 119 pessoas morreram e 173 estão desaparecidas.
O Papa, que é nascido em Chicago, nos Estados Unidos, prestou condolências às famílias de um grupo de 27 meninas que participavam de uma colônia de férias no condado de Kerr e morreram. O local fica às margens do Rio Guadalupe, que subiu mais de seis metros, inundando e destruindo completamente o acampamento.
“Gostaria de expressar sinceras condolências a todas as famílias que perderam entes queridos, em especial suas filhas que estavam em um acampamento de verão, no desastre causado pela inundação do rio Guadalupe, no Texas, Estados Unidos. Rezemos por eles.”, disse Leão XIV em sua fala.
O estado do Texas tem sido atingido por fortes chuvas que causaram enchentes e destruição em diversas cidades. As inundações começaram de forma repentina no último dia 4 de julho, feriado nacional norte-americano. A origem das enchentes foram chuvas torrenciais que elevaram em 9 metros o nível do Rio Guadalupe em apenas duas horas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS).
Fonte: Site A12